segunda-feira, 9 de julho de 2007

HORIZONTE AZUL


Fui buscar uma passageira ela se sentou no banco da frente como raramente fazem as mulheres percebi que ela estava tensa precisava de atenção:
- Moço você pode me levar para o Horizonte Azul?
Achei engraçado, pois ouço tanto falar de empresários dirigentes e dirigentes não empresários que buscam o horizonte azul que achei que fosse brincadeira eu que nascera a quarenta e tantos anos na periferia de São Paulo quando ela se chamava Vila Olímpia não conhecia um bairro chamado Horizonte Azul.
- Moço fica perto do Parque do Lago, Capelão, Bairro das Meninas você sabe onde fica?
Neste instante achei que morássemos em cidades diferentes, pois não conhecia nenhum desses lugares, perguntei você sabe para que lado da cidade fica?
- Sim Moço pro lado de M. Boi Mirim.
Neste instante senti um frio na barriga um misto de curiosidade de fotógrafo com medo de conhecer uma das regiões mais violentas do Brasil eram quase nove da noite e levarímos duas horas para chegar, logo no início da estrada de Itapecerica paramos em um posto de gasolina para nos informarmos ao baixar o vidro os frentistas se esconderam atrás das bombas de gasolina assustados com rajadas de metralhadora que partiam da escuridão fiquei bombando, tirada a dúvida continuamos o percurso foi quando a passageira me contou que havia passado as última três hora em estado de choque chorando no vestiário da empresa pois uma colega de trabalho havia surrupiado sua carteira com os documentos e seu pagamento disse-me que levava três horas de ônibus todos os dias para ir ao trabalho mais duas e meia para voltar como estava muito tarde a empresa solicitou um táxi.
A medida que avançávamos pela escuridão iluminados somente os botequins de pinga intercalados pelos diversos tipos de igrejinhas ou lojas de Igreja onde podíamos ouvir alguém gritando sai satanás enquanto um vendia a promessa de esquentar como o diabo outro vendia a salvação, a escuridão cada vez mais esburacada logo a passageira percebeu minha cara de pânico e para me confortar dizia:
- Moço fica tranqüilo porque os grandão não deixa os pequenos faze mal pros taxistas na volta você coloca deus na frente ele ilumina seu caminho.
Quando chagamos estacionou um veículo do nosso lado com os vidros tão escuros que não via-mos ninguém, olharam e seguiram, nos despedimos e segui de volta confesso lembrei de um amigo mexicano certo dia havia me dito: “ Amigo nos não temos medo, temos filhos”, como precaução liguei para alguns taxistas amigos e informei onde estava um me disse que eu era louco pedi a eles que ligassem a cada dez minutos fui dirigindo com uma mão no celular a outra no mike segurando o volante até chegar no meio de uma curva toda esburacada por onde passava somente um carro e eu era o único por ali nenhum problema não fosse no meio da escuridão duas pessoas no meio da rua quase tive que descer para pedir licença eram apenas bêbados.
Penso que o Brasil terá o verdadeiro mar azul de almirante e céu azul de brigadeiro quando a economia crescer e aparecer em HA e a cercatina de miséria cara cortada que separa o mundo de Daslú de Horizonte Azul for uma estrada de boas vias iluminadas, escolas, hospitais, transporte, dignidade, esperança através de trabalho ou ocupação sobretudo a paz nosso foco está borrado o cheiro de peido da nossa cidade é o prenuncio de uma tsunami que invadirá nosso quadrilátero seguro.
Sugiro que as universidades criem centros de convivência em Horizonte Azul como matéria curricular os alunos teriam que morar lá por algumas semanas antes de se formarem assim como transferir o endereço de nossos governantes e políticos para Horizonte Azul quem sabe assim poderíamos afinar melhor seus focos, pois parece que o denuncismo fotográfico serve apenas para beneficiar seus autores.
Deus me perdoe pelo meu egoísmo altruísta e pela minha covardia, daí-me força para que eu encontre um pouco de razão nesta contra mão.

Base dá QTA porque tenho uma filha para criar.

Nenhum comentário: